CANDIDATURA DE AVEIRO APROVADA NO CREART

News & Events

CANDIDATURA DE AVEIRO APROVADA NO CREART

2012-03-02

A Câmara Municipal de Aveiro viu a sua candidatura ao projeto de cooperação cultural – CreArt – Rede de Cidades para a Criação Artística aprovada, sendo a única cidade do país a integrar este programa que coloca a arte e criatividade como primeiro plano.

No passado dia 1 de março, a Comissão Europeia anunciou que o projeto CreArt, um dos 14 projetos selecionados dos 54 submetidos em 2011 para projetos Pluri-Anuais de Cooperação, foi aprovado. Desenvolvido nos últimos dois anos através da Fundação Municipal da Cultura do Município de Valladolid, CreArt consiste numa rede de 14 cidades e espaços urbanos representativos da diversidade e riqueza da cultura europeia, contando, ainda, com a colaboração de três entidades privadas com larga experiência em gestão cultural.

Os parceiros (Aveiro de Portugal, Kaunas da Lituânia, Kristiansand da Noruega, Linz da Áustria, Stichting da Holanda, Wroclaw da Polónia, Lecce de Itália, Harghita da Roménia, Pardubice da República Checa, Arad da Roménia, Siena de Itália, Vilnius da Lituânia, Futurecity do Reino Unido e Valladolid de Espanha) são instituições ligadas à atividade cultural que possuem características comuns entre si e que se revelam essenciais para o projeto: todos têm experiências no desenvolvimento deste tipo de ações (com especial incidência nas artes visuais) e na promoção da criatividade local.

O projeto CreArt será desenvolvido por cinco anos (2012-2017) e tem um investimento total de 3.437.300,00 euros, sendo que o financiamento obtido é de 50 por cento do total. Em Aveiro será feito um investimento plurianual de 229 mil euros aos quais se pretende ver acrescidos demais apoios.

CreArt pretende facilitar o seu desenvolvimento a nível Europeu através do trabalho em rede, partilha de experiências e da incorporação de novos métodos de trabalho artístico, e também pela promoção da mobilidade transnacional de artistas, produtores de peças de arte, que irão aproximar os criadores e os países de proveniência.

Em Aveiro serão realizadas, ao longo dos próximos cinco anos, várias atividades, tais como: audições de artistas locais pela prática oficinal e tecnológica desenvolvida em Centros de Educação e de formação artística; serão promovidas exposições Europeias Itinerantes que percorrerão todas as cidades do projeto fazendo em cada cidade da rede um ponto de encontro, de debate e de experimentação. Serão desenvolvidos programas Educacionais durante as Exposições Europeias com visitas guiadas para os diversos públicos, bem como dinamizados workshops para crianças promovendo a educação pela arte.

Em Aveiro, no ano de 2016, será feita uma conferência sobre a Cooperação Cultura Europeia que irá versar sobre novas formas de promover a criatividade ao nível local, as novas formas de gerir e financiar os espaços criativos na Europa, a criatividade e mass media na Europa e as tarefas Europeias administrativas.

Importa ainda referir que o CreaArt estabelecerá um grupo designado por Embaixadores para a Criatividade Artística para divulgar a ideia de criatividade na Europa e para promover o Dia Europeu da Criatividade. Este dia terá como finalidade assinalar, um anualmente, a criatividade artística com atividades abertas em museus, instituições culturais ligadas às artes visuais, escolas de arte, universidades e galerias.

http://www.cm-aveiro.pt/www/Templates/TNewDetail.aspx?id_object=37525&indexnew=0&totalnews=8