Aveiro comemora Dia Europeu da Criatividade Artística

News & Events

Aveiro comemora Dia Europeu da Criatividade Artística

2015-03-23

A Câmara Municipal de Aveiro assinala o Dia Europeu da Criatividade Artística, dia 21 de março, com um programa de atividades que visa estimular o gosto pela inovação e revelar a originalidade artística em diferentes expressões.

O Workshop 100% Criativo pretende despertar os jovens, entre os 6 e os 18 anos, para a criação artística contemporânea, colocando-os em contacto com os artistas e as diferentes técnicas e materiais. O evento, que já tem as inscrições completas, decorre na Casa da Juventude. Neste local serão apresentados ao público os trabalhos artísticos realizados, a partir de 25 de março e até 10 de abril.

O Museu da Cidade de Aveiro associa-se à efeméride com uma oferta com três pontos de interesse.

A exposição Arte Contemporânea em projeto, mostra que abre uma nova fase de reflexão e de apresentação ao público da coleção de arte contemporânea do Estado Português que se encontra em depósito no Museu da Cidade, na sequência da celebração do protocolo, em 2006, entre a Câmara Municipal de Aveiro, a Universidade de Aveiro e o, então, instituto das Artes.

A coleção reúne mais de duas centenas de obras incluindo criações do abstracionismo, expressionismo, realismo, pop arte, arte conceptual e modernismo, e representa alguns dos maiores nomes da arte portuguesa do século XX nas áreas da fotografia, pintura, escultura e cerâmica.

O acervo inclui algumas das mais significativas referências criativas da arte portuguesa do século passado.

Na agenda do Museu alusiva à data encontra-se também a exposição de obras premiadas da Bienal Internacional de Cerâmica Artística, uma das principais atividades culturais que decorre em Aveiro desde 1989. Conjugando a criação artística com a inovação e o design em cerâmica, a bienal atrai um largo número de artistas provenientes de todo o mundo tendo alcançado reconhecimento e de gerar grande expectativa à sua volta.

A terceira proposta do Museu da Cidade de Aveiro é a instalação Momentum de Sérgio Marques, o artista de Aveiro selecionado para integrar a exposição itinerante CreArt de 2014 – White Noise, black words – que esteve patente em Vilnius, Zagreb e Harghita.

Como reconhecimento desse feito e enquanto bom exemplo da criação artística contemporânea em Aveiro e de uma nova geração de talentos, o Museu da Cidade expõe a instalação Momentum, que o autor descreve: “A partir do conceito atmosfera, um espaço A é encapsulado num espaço-envolvente B. Para lá de um objeto instalativo isolado, pretende-se que atue como ativador do espaço em que está inserido, sublinhando as características físicas do mesmo. Dados numéricos transmitidos via web traduzem-se em intensidade mecânica e aproximam espaços geograficamente distantes; a permanência da envolvente arquitetónica entra em diálogo com a transitoriedade cinética da instalação. Momentum é microcósmico, regular e aleatório; criam-se atritos e relações temporárias entre a matéria em suspensão.”

A instalação de Sérgio Marques estará patente até ao 6 de Abril.

O Dia Europeu da Criatividade Artística foi lançado pelo projeto CreArt (Network of Cities for Artistic Creation), tendo em vista promover um amplo conceito de criatividade, afirmando-o em campos tão distintos como as artes visuais e corporais, o audiovisual, ou a inovação tecnológica e a liderança social.

Este dia é assinalado em todas as cidades que integram a “Rede de Cidades para a criação Artística” e nas cidades e instituições europeias que tenham manifestado interesse em juntar-se à iniciativa.